Jurídico - Dúvidas
Sindicato Patronal X Sindicato dos Empregados

No sistema sindical brasileiro temos dois tipos de sindicato: o patronal e de empregados.
O sindicato patronal representa a SUA EMPRESA, ou seja, busca e luta por benefícios e em manter a sobrevivência das empresas e a mão de obra qualificada empregada. Assim, o SINDIMOTOR é o sindicato especializado que desde 2002 negocia as convenções coletivas (negociações para todo o setor), representa o setor nos dissídios coletivos, além de cobrar do governo condições e benefícios para a categoria.
Já o sindicato dos empregados, representa os trabalhadores e pleiteia cada vez mais vantagens só para um lado.
Portanto, para fechamento de uma convenção coletiva de trabalho ou instauração de dissídio coletivo é necessário que os DOIS SINDICATOS NEGOCIEM JUNTOS, para que haja equilíbrio e a convenção seja benéfica tanto para a empresa quanto para o empregado.

NÃO CONFUNDA! O SINDIMOTOR REPRESENTA E DEFENDE A SUA EMPRESA!