Publicada a norma de Reinstalação de Motores

Temos a satisfação de informar que o Projeto 05:101.01-008 foi publicado como Norma ABNT NBR e será válida a partir de 07/06/2010:- ABNT NBR 15831:2010 - Veículos rodoviários automotores — Remoção e reinstalação de motores.- Objetivo: Esta Norma estabelece os princípios gerais para remoção, reinstalação e funcionamento de motores alternativos de combustão interna de aplicação rodoviária, agrícola, industrial, marítima, estacionária e ferroviária, bem como dos seus componentes agregados e periféricos, a partir das características, conforme especificações do fabricante do motor, nas suas mais diversas aplicações.

Após 2 anos de luta das nossas entidades, a norma de Reinstalação de Motores foi finalmente publicada em 24/05/2010, contrariando interesses políticos de pessoas que lamentavelmente querem representar o nosso setor e que obstruíram todo o trabalho para finalização do projeto, com críticas não construtivas e atitudes que impediram a votação e publicação da norma por duas vezes, indo, estranhamente, contra os interesses de todo setor, já que este projeto é de fundamental importância para o nosso segmento, uma vez que contribui para a padronização nacional da qualidade.

Sentimo-nos recompensados por mais esta vitória que favorecerá todo o setor de reparação de motores e fornecedores de motores novos, gerando um efeito positivo para o empreendedor e profissionais da área que terão uma referência para uma prestação de serviço de qualidade, beneficiando o meio ambiente, a geração de empregos e, principalmente, o consumidor que possui mais uma ferramenta com regras claras para a reinstalação do motor; afinal, de nada adianta retificar um motor com qualidade, seguindo rigorosamente a norma da ABNT - NBR 13.032, se a reinstalação for incompleta ou mal feita.

Estamos orgulhosos de sermos uma referência, reconhecidos em nível nacional e termos nossos trabalhos e ferramentas apontados como sendo de grande relevância para os retificadores e reparadores de motores, contribuindo para o desenvolvimento de nosso setor e melhorando a qualidade dos serviços prestados ao consumidor.

O Sr. Zauri Candeo, na qualidade de coordenador do Grupo de Trabalho, agradece especialmente aos representantes das entidades, empresas e consumidores que participaram de todas as reuniões do grupo para elaboração e publicação desta norma.

A norma NBR de Reinstalação de Motores pode ser adquirida através da ABNT pelo site www.abntcatalogo.com.br, no telefone 11 – 3017-3600, ou graciosamente para empresas enquadradas como micro ou pequenas – MPE; para isso basta se cadastrar no site da ABNT – www.abnt.org.br/sebrae - e declarar a condição de Micro ou Pequena Empresa.