IQA inicia Certificação de Autopeças

A partir de janeiro de 2013, todas as autopeças para o mercado de reposição serão obrigadas a ter a Certificação e o Selo de Qualidade

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, já está pronto para atender os fabricantes e importadores de autopeças para realizar as atividades relacionadas com as certificações instituídas pela portaria do Inmetro n° 301 de 21/07/2011.

As peças para motores como pistões, pinos e anéis, bronzinas, anéis de trava, já podem iniciar os processos para a certificação pelo IQA e que será obrigatória a partir de 01 de janeiro de 2013. O gerente técnico do IQA, Sérgio Kina, informa: “É importante que fabricantes e importadores comecem o processo o quanto antes, para não corre o risco de ficar fora do mercado”.

Para os retificadores de motores, esta é uma medida positiva, pois vai elevar o nível de qualidade das peças e componentes utilizados nos motores, minimizando os problemas com quebras e beneficiando os consumidores.