APAREM divulga Pesquisa sobre o Desempenho das Retíficas em 2011
Pesquisa do SINDIMOTOR e APAREM também identificou os pontos críticos para a evolução das retíficas de motores, segundo os empresários do setor

O SINDIMOTOR e a APAREM divulgaram os resultados da “Pesquisa sobre o Desempenho das Retíficas de Motores em 2011”.
A Pesquisa foi realizada junto aos empresários das retíficas de motores localizadas na cidade de São Paulo e em mais 20 municípios do interior paulista, nos meses de março e abril de 2012, abordando temas como: faturamento comparativo entre os anos 2011 e 2010; aquisição de maquinários; contratação de funcionários; o alto custo das peças para motores; os riscos da aplicação de peças importadas de qualidade duvidosa, entre outros pontos importantes para uma correta leitura sobre o desempenho e o estabelecimento de ações em benefício das empresas do setor.
Sobre os entraves ao crescimento do setor, Zauri Candeo, presidente das entidades SINDIMOTOR e APAREM, diz: “Os pontos críticos revelados pelos empresários são a concorrência predatória entre as próprias retíficas e o comércio desleal de peças e motores pelos desmanches clandestinos. Porém, nesta Pesquisa um novo componente causa preocupação: os aumentos dos preços das peças para motores e a sua substituição gradativa por peças importadas, nem sempre confiáveis, podem trazer problemas para os retificadores e para a imagem do setor junto aos consumidores. Vamos trabalhar para resolver estes pontos negativos, porém, o comprometimento de cada um dos empresários é fundamental para a solução dos problemas no setor”.
Zauri Candeo também destacou a importância de se conseguir expandir a base de consumidores de serviços de retífica de motores, como o que pretende o projeto “PRÓ-MOTOR – Programa de Incentivo à Retífica e Reparação de Motores”, que pleiteia, junto ao Governo Federal, uma linha de crédito com juros baixos e prazos mais longos para pagamento dos motores retificados, em conjunto com uma campanha de mídia para motivar os proprietários dos veículos com motores danificados e poluidores.

Os resultados da “Pesquisa da APAREM” podem ser acessados através do site www.aparem.org.br