Empresas no Simples Nacional

As empresas enquadradas no regime tributário Simples Nacional, ou Supersimples, tiveram as receitas brutas ampliadas. Em 2012, o faturamento máximo das microempresas pode chegar a até R$ 360 mil por ano e até R$ 3,6 milhões para as pequenas empresas.  Criado em 2007, o Simples Nacional reúne, em pagamento único, seis tributos federais: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e contribuição patronal para o INSS.

O recolhimento simplificado também abrange o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados e o Distrito Federal, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), de responsabilidade dos municípios.

Este será o último ano em que os empreendedores individuais e os micro e pequenos empresários precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn). O prazo para o envio dos dados referentes a 2011 acabará em 31 de março. Para as informações de 2012 em diante, a Dasn será abolida.

As informações socioeconômicas passarão a ser entregues anualmente por meio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis). Os tributos do Simples Nacional serão declarados automaticamente todo mês, no programa gerador do documento de pagamento dos impostos.